NOVIDADES
Atividades Recentes
A LUZ DAS TREVAS
Arco 02
Ano 25 DG
Primavera
Meses se passaram desde a missão de investigação ao Castelo da Lua, no País do Vento, que culminou na Batalha da Lua Minguante. Soramaru, o cientista responsável pelos experimentos, morreu em combate, assim como outros ninjas do lado da aliança. Após a missão ser bem-sucedida, mas carregando tantas mortes, Karma, o líder da missão, ficou responsável por relatar às nações o máximo de informações sobre a organização por trás dos crimes agora que estava com o selo enfraquecido e com isso ele revelou o verdadeiro nome dela: Bōryokudan. Ainda não tendo como fornecer mais detalhes, pois o selo se manteve, e precisando de mais pistas antes de investir novamente em uma missão, Karma saiu em missão em nome das Quatro Nações para encontrar o paradeiro dos demais membros da organização — e sua primeira desconfiança recaiu sobre Kumo.

O mundo, no entanto, mudou nestes últimos meses. Os Filhos das Nuvens concluíram a missão de extermínio aos antigos ninjas da vila e implementaram um novo sistema político em Kumo ao se proclamarem o Shōgun sobre as ordens não de um pai, mas do Tennō; e assim ela se manteve mais fechada do que nunca. Em Konoha a situação ficou complicada após a morte de Chokorabu ao que parece estar levando a vila ao estado de uma guerra civil envolvendo dois clãs como pivôs. Suna tem visto uma movimentação popular contra a atual liderança da vila após o fracasso em trazer a glória prometida ao país. Já em Kiri a troca de Mizukage e a morte de ninjas importantes desestabilizaram a política interna e externa da vila. E em Iwa cada dia mais a Resistência vai se tornando popular entre os civis que estão cansados demais da fraqueza do poderio militar ninja. Quem está se aproveitando destes pequenos caos parece ser as famílias do submundo, cada vez mais presentes e usando o exílio de inúmeros criminosos para Kayabuki como forma de recrutar um exército cada vez maior.

E distante dos olhares mundanos o líder da Bōryokudan, Gyangu-sama, se incomoda com os passos de Karma.
... clique aqui para saber mais informações
SHION
SHION#7417
Shion é o fundador do RPG Akatsuki, tendo ingressado no projeto em 2010. Em 2015, ele se afastou da administração para focar em marketing e finanças, mas retornou em 2019 para reassumir a liderança da equipe, com foco na gestão de staff, criação de eventos e marketing. Em 2023, Shion encerrou sua participação nos arcos, mas continua trabalhando no desenvolvimento de sistemas e no marketing do RPG. Sua frase inspiradora é "Meu objetivo não é agradar os outros, mas fazer o meu trabalho bem feito", refletindo sua abordagem profissional e comprometimento em manter a qualidade do projeto.
Angell
ANGELL#3815
Angell é jogadora de RPG narrativo desde 2011. Conheceu e se juntou à comunidade do Akatsuki em fevereiro de 2019, e se tornou parte da administração em outubro do mesmo ano. Hoje, é responsável por desenvolver, balancear, adequar e revisar as regras do sistema, equilibrando-as entre a série e o fórum, além de auxiliar na manutenção das demais áreas deste. Fora do Akatsuki, apaixonada por leitura e escrita, apesar de amante da música, é bacharela e licenciada em Letras.
Indra
INDRA#6662
Oblivion é jogador do NRPGA desde 2019, mas é jogador de RPG a mais de dez anos. Começou como narrador em 2019, passando um período fora e voltando em 2020, onde subiu para Moderador, cargo que permaneceu por mais de um ano, ficando responsável principalmente pela Modificação de Inventários, até se tornar Administrador. Fora do RPG, gosta de futebol, escrever histórias e atualmente busca terminar sua faculdade de Contabilidade.
Wolf
Wolf#9564
Wolf é jogador do NRPGA desde fevereiro de 2020, tendo encontrado o fórum por meio de amigos, afastando-se em dezembro do mesmo ano, mas retornando em janeiro de 2022. É jogador de RPG desde 2012, embora seu primeiro fórum tenha sido o Akatsuki. Atua como moderador desde a passagem anterior, se dedicando as funções até se tornar administrador em outubro de 2022. Fora do RPG cursa a faculdade de Direito, quase em sua conclusão, bem como tem grande interesse por futebol, sendo um flamenguista doente.
Mako
gogunnn#6051
Mako é membro do Naruto RPG Akatsuki desde meados de 2012. Seu interesse por um ambiente de diversão e melhorias ao sistema o levou a ser membro da Staff pouco tempo depois. É o responsável pela criação do sistema em vigor desde 2016, tendo trabalhado na manutenção dele até 2021, quando precisou de uma breve pausa por questões pessoais. Dois anos depois, Mako volta ao Naruto RPG Akatsuki como Game Master, retornando a posição de Desenvolvedor de Sistema. E ainda mantém uma carreira como escritor de ficção e editor de livros fora do RPG, além de ser bacharel em psicologia. Seu maior objetivo como GM é criar um ambiente saudável e um jogo cada vez mais divertido para o público.
Akeido
Akeido#1291
Aliquam lacinia ligula nec elit cursus, sit amet maximus libero ultricies. Cras ut ipsum finibus quam fringilla finibus. Etiam quis tellus dolor. Morbi efficitur pulvinar erat quis consectetur. Ut auctor, quam id rutrum lobortis, lorem augue iaculis turpis, nec consectetur enim nisl eu magna. Sed magna dui, sollicitudin quis consequat ac, faucibus sed mauris. Donec eleifend, nisl a eleifend dignissim, ipsum urna viverra leo, sed pulvinar justo ex vitae enim. Donec posuere sollicitudin velit eu vulputate.
Havilliard
Havilliard#3423
Aliquam lacinia ligula nec elit cursus, sit amet maximus libero ultricies. Cras ut ipsum finibus quam fringilla finibus. Etiam quis tellus dolor. Morbi efficitur pulvinar erat quis consectetur. Ut auctor, quam id rutrum lobortis, lorem augue iaculis turpis, nec consectetur enim nisl eu magna. Sed magna dui, sollicitudin quis consequat ac, faucibus sed mauris. Donec eleifend, nisl a eleifend dignissim, ipsum urna viverra leo, sed pulvinar justo ex vitae enim. Donec posuere sollicitudin velit eu vulputate.
HALL DA FAMA
TOP Premiums
Torne-se um Premium!
1º Lugar
Summer
2º Lugar
Folklore
3º Lugar
KEEL LORENZ
1º Lugar
Starfox
2º Lugar
Zero
3º Lugar
Raves
Os membros mais ativos do mês
Angell
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
214 Mensagens - 23%
Starfox
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
153 Mensagens - 16%
Shion
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
111 Mensagens - 12%
Senju Inazuma
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
99 Mensagens - 11%
Inoue
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
71 Mensagens - 8%
Zero
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
68 Mensagens - 7%
Raves
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
64 Mensagens - 7%
Nan
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
55 Mensagens - 6%
Sei
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
51 Mensagens - 5%
Kira
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
46 Mensagens - 5%

Os membros mais ativos da semana
Angell
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
51 Mensagens - 17%
Starfox
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
50 Mensagens - 16%
Senju Inazuma
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
50 Mensagens - 16%
Shion
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
39 Mensagens - 13%
Raves
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
24 Mensagens - 8%
Zero
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
23 Mensagens - 7%
Nan
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
22 Mensagens - 7%
Gyoku
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
17 Mensagens - 6%
Sei
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
16 Mensagens - 5%
Summer
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_lcap[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Voting_bar[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Vote_rcap 
15 Mensagens - 5%


Convidado
Convidado
NARRADOR
────────

Os insetos são intrigantes, não é mesmo? Entretanto, quando usados de forma a promover a violência - sobretudo por um ninja com intenções malignas - não. Abukine Tsuki, um ninja que visava apenas a destruição do mundo e a captura de todas as Bijuus começaria seu planejamento após fazer um pacto com tais insetos. Roubou o pergaminho de Kumogakure no Sato, e, para impedi-lo, Omoii foi designado para essa missão.


Informações:
@Omoii
Anonymous
Omoii
Tokubetsu Jonin
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100


O outono havia chegado em Kumo, as folhas já estariam a despencar e como já seria particularidade daquele clima, deixava tudo meio amarelado. Estava longe de gostar daquele tipo de clima, mas certamente era infinitamente melhor que o verão, e o inverno não tardaria por chegar, esse que de fato me apetecia. Ainda estava a dormir quando duas batidas a porta fazia-me despertar. Acordado e de pijama logo iria atender, um pergaminho era-me entregue com algumas informações de minha próxima missão.

Juntaria minhas coisas e logo partia para o local onde armazenavam os tais pergaminhos que foram roubados. Devia impedir um ritual de insetos, um tanto engraçado ao meu ver, mas se foi designado para tal tarefa era importante que o tal ritual fosse impedido. Com certa pressa correria dentre os telhados da vila a fim de encurtar meu caminho. O local poderia ser considerado um grande cofre da vila, já que lá seria onde os pergaminhos mais misteriosos ficavam, mas aparentemente o cofre não é tão protegido como se deveria. Corria em uma velocidade considerável então não demorei muito mais que alguns minutos para chegar ao meu destino, e logo que o fiz batia a porta a espera de alguém para atender-me.

HP: 500/500
CH: 925/925
ST: 0/4

Considerações:

Jutsus Usados/Preparados:

Equipamentos:
@Hipátia

_______________________

[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Tumblr_nxcmamAM2j1ub7chno10_500
" Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras.
Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados.
O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. "
Omoii
Ficha de Personagem : http://narutorpgakatsuki.net
Convidado
Convidado
NARRADOR
────────

Você é o chunin designado para essa missão, certo?! ─ Perguntou sem nenhum serenidade na fala ─ Vá rápido, temos que parar Abukine Tsuki... Antes que seja tarde de mais ─ Ordenou ─ Sabemos que ele pode estar em cinco quilômetros daqui, na planície dos lobos. ─ Informou. ─ Pegue aqui este mapa, e parta o quanto antes. O "xis" representa o ultimo local em que ele foi visto, de acordo com informantes que o perseguiam.
[...]
O caminho até lá seria repleto de montanhas, sendo que Omoii teria de escalar uma delas de cerca de cem metros de altura. Se fosse descuidado, poderia desmaiar devido a baixa concentração de oxigênio no topo da mesma, havia de ir bem alimentado sem quaisquer necessidade física pendente.

Informações:
@Omoii
Anonymous
Omoii
Tokubetsu Jonin
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100


-- Isso mesmo. Sou o Chunin designado por... -- Minha resposta era interrompida pela fala do homem que ordenou ir-me o mais rápido possível para impedir o ladrão de realizar seu ritual. Apenas disse-me onde foi o último lugar que o garoto foi visto e entregou-me suas coordenadas. Sem perder tempo logo parti de Iwa a uma velocidade contante e bastante rápido, pois a pressa me era necessária ali.

No caminho algumas montanhas serviam de obstáculos mas as superaria com uma simples técnica de andar sobre as mesmas. Uma em particular era mais alta do que o comum, caminhei ante toda ela que a um certo ponto cheguei a sentir tontura devido a sua altura exorbitante. Por sorte minha saúde estava em perfeito estado e tomei o precaução de um café reforçado antes de sair de casa. Enfim havia superado todos os obstáculos e estava exatamente onde marcado no "xis" do mapa que o homem me entregou. Não encontrei nada além de leves pegadas que aparentemente indicava-me um caminho. Caminho esse que tomei a seguir, mas com a devida atenção pois alguma coisa poderia esperar-me ao fim da mesma. Seguia a direção bem atento a minha volta e com alguns selos de mão já estava a preparar um kawarimi para não ser surpreendido.

HP: 500/500
CH: 925/925
ST: 0/5

Considerações:

Jutsus Usados/Preparados:

Equipamentos:
@Hipátia

_______________________

[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Tumblr_nxcmamAM2j1ub7chno10_500
" Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras.
Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados.
O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. "
Omoii
Ficha de Personagem : http://narutorpgakatsuki.net
Convidado
Convidado
NARRADOR
────────

Um barulho seria escutado por Omoii. Que raios de barulho era este? Parecia ser algo crocante sendo estralado... Se andasse dez metros para o norte veria o sujeito, sua aparência batia exatamente com o que lhe foi informado de Abukine Tsuki. O que ele estaria fazendo num local como estes? Rente aos seus pés poderia ver um pergaminho com algumas escrituras, havia perto dele centenas de insetos desconhecidos. Ainda não tinha feito o pacto, mas suas tentativas de colocar seu chakra naquele pergaminho liberou um odor vindo do pergaminho que passou a acumular insetos em todos os locais. O som crocante era, na verdade, Omoii pisando em uma barata. ─ HEH? QUEM É VOCÊ E O QUE FAZ AQUI? ─ indagou o homem.

Informações:
@Omoii
Anonymous
Omoii
Tokubetsu Jonin
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100


Quando cheguei ao fim da trilha meu próximo passo levou-me a ouvir um "Creck". Como se estivesse a esmagar alguma coisa bem dura. Ao levantar meu pé via que uma barata estava toda deformada ainda a balançar uma de suas patas na sola de meu pé. Medo de barata? Não não, mas quem não tem nojo de tal inseto?
Limpei meu pé em algum matagal e o bicho indicava que não estava longe de Abukine. Até que dez metros mais a frente pude claramente ver que a descrição do homem batia exatamente igual as informações e nem precisava de tal descrição para ter certeza que era ele, já que o mesmo estava cercado por insetos preparado para realizar o seu pacto. De alguma forma o homem percebeu minha presença, talvez havia pisado em outro inseto mas nem pude perceber já que todos eles pareciam rodear o homem por inteiro.

Não foi nada inteligente roubar tal pergaminho de Kumo! Estou aqui para recuperá-lo! ─ Nesse momento a temperatura do local já começaria a cair gradativamente, estava pronto para batalhar e foi oque fiz já que meu inimigo não parecia querer dialogar. Realizando alguns selos amassei chakra em meu estomago e o cuspi como uma rajada de vento que iria na direção de Abukine. A intenção principal seria dispersar todos os insetos que começavam a rodeá-lo. Faria também que o mesmo interromper seu ritual. E como último ato realizaria alguns selos e criaria uma geada que congelaria todo o local, chegando a tornar-me invisível para o oponente.
Shimogakure no Jutsu


HP: 500/500
CH: 870/925
ST: 1/5

Considerações:

Jutsus Usados/Preparados:

Equipamentos:
@Hipátia

_______________________

[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Tumblr_nxcmamAM2j1ub7chno10_500
" Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras.
Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados.
O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. "
Omoii
Ficha de Personagem : http://narutorpgakatsuki.net
Convidado
Convidado
NARRADOR
────────

Abukine cruzou seus braços tentando defender-se da grande força que o vento vinha em sua direção, acabou por levar todo o dano. No entanto, manteve-se em pé, e não desistiria tão fácil de seus planos. De repente, o chão começaria a tremer e lentamente ossos afiados nasceriam daquele solo, emergindo até a superfície em um centímetro, e depois de um segundo, acelerariam e emergiriam rapidamente, tentando perfurar tudo que estivesse em sua superfície. A única exceção seria em um metro de raio de Abukine, para não perfurar a si mesmo nem os insetos e o pergaminho).

Informações:
@Omoii
Anonymous
Omoii
Tokubetsu Jonin
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100


Meu Futon havia sido fraco demais para impedir o homem de realizar seu ritual. Mas enfim o local estaria coberto por gelo, uma condição perfeita para usar de minha Kekkei Genkai. Um movimento estranho seria tomado pelo solo, chegaria a estremecer e ossos, isso mesmo, ossos começaram a emergir do chão num raio extremamente grande, só não alcançaria o próprio conjurador.

Realizando alguns selo e levando minhas mãos ao solo criaria uma parede de gelo que impediria dos espinhos chegarem até mim. Na sequencia tornaria o solo em que o Abukine pisava em gelo, o privando de se mover -- É bom que goste de frio Abukine! -- O provocaria ironicamente e levando minhas mãos ao gelo proporcionado pelo muro que criei o manipularia transformando em um tigre gigante que abocanharia meu inimigo de cima para baixo. Fazendo assim além do impacto natural do jutsu, o mesmo ser totalmente soterrado por todo o gelo.

-- Acho que você esfriou um pouco a cabeça não é mesmo Abukine Tsuke? Seu osso não é tão duro de roer. -- Mais uma provocação seria feita, mas dessa vez esperava que o mesmo não tivesse condições de se mover, graças ao excesso de gelo que o cercava por completo.

HP: 500/500
CH: 795/925
ST: 2/5

Considerações:

Jutsus Usados/Preparados:

Equipamentos:
@Hipátia

_______________________

[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Tumblr_nxcmamAM2j1ub7chno10_500
" Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras.
Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados.
O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. "
Omoii
Ficha de Personagem : http://narutorpgakatsuki.net
Convidado
Convidado
NARRADOR
────────

E de repente, o homem sentia-se imóvel devido algo que o prendeu nos pés sutilmente. ─ O que é isto, seu maldito?! ─ E sem muito tempo de reação, era abocanhado pelo tigre de gelo. Omoii por sua vez, podia ver que seu pé direito tinha sido perfurado por um osso feito por Abukine, antes de falecer. Certamente o garoto teria dificuldades em voltar para casa. O corpo de Abukine ficou totalmente congelado, devidos as propriedades do tigre moldado por Omoii.

Informações:
@Omoii
Anonymous
Omoii
Tokubetsu Jonin
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100
[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii 100x100


Tomado pela adrenalina só pude perceber que havia acertado meu pé após tudo se acalmar, talvez o gelo amenizasse a situação. Mas o fato seria que estava a doer bastante e teria dificuldades para voltar para Kumo. O consolo seria que havia acabado com aquele ninja e a missão estava completa. Aos poucos a temperatura ambiente foi voltando ao normal. Devido a dimensão de meu ataque foi impossível polpar o pergaminho de ser atingido mas rezava para que pelo menos parte dele estivesse a salvo ou que fosse reescrito de alguma forma, mesmo que não fosse uma boa ideia.

O corpo de meu inimigo permaneceu lá, completamente congelado, provavelmente a morte já havia lhe tomado a vida. Procurei partes do pergaminho para assim salva-lo de alguma forma, e se conseguisse o levaria de volta comigo, mesmo que estivesse quase que totalmente destruído. Meu caminhar seria muito mais do que lento já que aquela "ferpa" gigante me impossibilitava de andar normalmente. Chegava ao vilarejo em alguns minutos e logo rumava até o "cofre" a fim de lhes estregar oque restou do pergaminho, e se nada restasse apenas voltaria de imediato a minha casa para cuidar de meu pé perfurado.

HP: 500/500
CH: 795/925
ST: 2/5

Considerações:

Jutsus Usados/Preparados:

Equipamentos:
@Hipátia

_______________________

[C] Pergaminho Dos Insetos - Omoii Tumblr_nxcmamAM2j1ub7chno10_500
" Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras.
Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados.
O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. "
Omoii
Ficha de Personagem : http://narutorpgakatsuki.net
Convidado
Convidado
@Recompensas máximas
Anonymous
Conteúdo patrocinado
Design visual (Estrutura, Imagens e Vídeos) por Dorian Havilliard. Códigos por Akeido